sábado, 8 de janeiro de 2011

Registro de autor e livros: O ISBN

Registro dos seus livros na Biblioteca Nacional - O ISBN

O que é o ISBN?


Quando entrei nesse "mundo" de escritores eu percebi que além de ser complicado você publicar um livro, é também um tanto trabalhoso entender como funciona o registro das suas obras.

Resolvi então fazer um breve resumo sobre o assunto, e tirar algumas dúvidas básicas quanto ao ISBN e como se registrar por lá, que inclusive eu fui pessoalmente na sede dos registros da BN, e lá não fui muito bem informada de como proceder no preenchimento dos formulários, por fim, queimei um pouco dos neurônios e consegui registar os livros.

Já escrevi meu livro e agora?

É muito importante que você faça seu registro na Biblioteca Nacional, como também dos seus livros, antes de fazer qualquer coisa com eles. É a garantia que são seus, é tão importante quanto ter um CPF, lembre-se que livros sem registros rodando por aí, podem cair nas mãos de pessoas de má índole. Registre "seu filho", é seu e ninguém mais pode pegar.

O primeiro passo é você se registrar como autor. Tanto que na BN você não pode registrar nenhuma obra de autoria sua, antes do seu registro como autor. Siga os passos:

2º Menu esquerdo: Serviços Profissionais - Agência Brasileira do ISBN
3º Menu Direito: Cadastramento Editor Pessoa Física Ir CadastramentoAli você vai encontrar dois formulários, a sua como autor, e a da sua obra, lembrando que a BN só faz os dois primeiros registros juntos, ou seja, você só pode se cadastrar como autor, se tiver uma obra já pronta para cadastrar. Todo esse serviço é pago e você encontra a tabela de preços lá mesmo.
*Seu cadastro como autor (que é o mais caro) só é pago uma única vez. Já as obras, você paga um valor simbólico cada vez que registra uma obra.

Continuando...

Baixou o formulário, preencha no próprio Excel (o de pessoa física não tem mistérios), imprima e envie os formulários via Correio ou pessoalmente. Eu aconselho a você que mora no Rio, a enviar pelo Correio ao invés de ir pessoalmente, pois não gostei muito do atendimento deles. Porém,enviei pelos Correios e fui muito bem assessorada com todo o processo pelas pessoas que trabalham nessa área na BN. Foram muito atenciosos e respondiam a todos os emails, sem demora.

Você precisa enviar com os formulários devidamente preenchido e assinado, algumas outras xerox como do seu CPF e a folha de rosto da sua obra.


O formulário do registro das obras é um pouquinho complicado, mas têm as instruções do próprio site. Qualquer dúvida quanto ao formulário e eu puder esclarecer, é só deixar nos comentários.


Tudo preenchido e enviado pelo correio, depois de alguns dias você vai receber por email (dependendo da sua escolha) o código de barras e as folhas do seu registro.


E o mais legal é que depois do registro você verá seu nome e sua obra no site da Biblioteca Nacional, basta usar: Pesquisa no cadastro do ISBN

Lembrando que cada livro seu, seja em série ou não, deve ser cadastrada separadamente para que receba o código de barra individualmente.


Um abraço e até o próximo post!

O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização. - Trecho extraído do site da Biblioteca Nacional.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

'Ana Priscila disse...

só pode ser registrado se a obra estiver acabada mesmo ?

Akularith disse...

Obrigado pela dica meninas... ^^
Farei o procedimento para cadastrar o meu o mais rápido possível.

Iuryfgaspar disse...

Bom serie complicado eu te perguntar aki, me segui no twitter pra vc me ajudar... Abraços
@iuryfgaspar

Spa Urbano disse...

O site Da BN nao funciona há meses, como fazer?Obrigada!

Adriana Brazil disse...

Sim ana, por causa da quantidade de paginas.

Adriana Brazil disse...

O site mudou, coloque Isbn no google que logo de cara aparece o site.

Headset Joias disse...

Oi Adriana, amei seu blog -- informações fáceis e precisas ao contrário do site ISBN que tem muitas informações e é um tanto confuso. Pelo que entendi é 235, para autor e para registro de obra é 16, isso?

aldivam silva disse...

Muito infirmativo...gostei muito. Parabéns!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nuno Pinhel disse...

Meninas, estou escrevendo um livro, capítulo por capítulo. Quero em paralelo começar a fazer a revisão dos capítulos que já estão prontos (mas a obra toda não está escrita ainda). Como entregar capítulo a capítulo para outra pessoa com segurança (registro???). Grande abraço

Postar um comentário

Não saia sem comentar =)