sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Apresentando a Beta Reader *Marcia Rios*

Olá, caros amigos do TPE.

Hoje vehno apresenta pra vocês, uma solução pra osfamosos deslizes que damos,, ao escerver um texto...

Ops... Acho que economizei ou devorei letras nessa minha última frase. O.o
Embora vergonhosos, os deslizes são algo costumeiros na vida do autor, ainda mais quando estamos escrevendo um extenso e trabalhoso livro de dezenas de páginas, verdade?

Claro que todos nós revisamos uma, duas, três vezes o mesmo texto, mas uma hora a vista começa a embaçar, a paciência para ler a mesma história pela quinquagésima vez vai se esvaindo e terminamos nos convencendo que do jeito que está, está ótimo. Pensamos: melhor que isso só com um profissional...

Mas esse é um tremendo engano. Existem pessoas que têm o talento para achar esses e outros erros dentro de um texto que é uma maravilha. Não estou falando de um revisor profissional que cobra, em média, R$ 2,50 por página revisada. Tampouco estou falando daquele seu camarada que lê seu livro e avisa se esqueceu de colocar um h em "ouve uma briga" ou te dá dica que "úmido" não tem h... #SeMataLogo

Estou me referindo ao Beta Reader. E gostaria de indicar uma pessoa que trabalha comigo e com a Adriana Brazil já faz um tempo, revisando e orientando nossos textos, assim como nossos livros.

O nome dela é Marcia Rios e vem fazendo um ótimo trabalho com alguns autores iniciantes, como: Fernanda Meireles (euzinha =), Adriana Brazil, Márcia Paiva e Ká Guimarães.
Mas deixa ela mesmo se apresentar...

Olá, Pessoal!

Hoje, estou aqui para revelar um segredinho, “Eu sou Beta Reader” e vou explicar o que significa.

Tudo começou sem querer, quando recebi alguns manuscritos de amigas(os) para ler e dar minha opinião. Ao fazê-lo, acabei por notar alguns probleminhas e devolvia-os com algumas observações a respeito.

Então, certo dia uma dessas amigas comentou: - Por que não “trabalha” como Beta Reader? 

Confesso que fiquei muito interessada, fui à busca de informações e descobri que:

Beta Reader, ao pé da letra, significa “Leitor Beta”.

Beta-readers são fundamentais na vida de qualquer escritor. Sua função não é apenas encontrar erros gramaticais no texto, mas também facilitar a leitura para a melhor compreensão do texto.

O Beta Reader apenas irá auxiliar no processo de modificações. Ele não interfere diretamente no trabalho do autor. Quando escrevemos, geralmente não percebemos os próprios erros, de uma maneira geral, mas os autores, por estarem empolgados diante de tantas ideias, estão mais suscetíveis a eles.

Desse modo, poderá ser mais fácil para alguém de fora perceber pequenos erros que possam vir a ocorrer.


Portanto, se você tem uma história e precisa de uma beta, entre em contato através do e-mail > marcialisterios@gmail.com <


A Marcia tem um Blog que apoia demais os autores nacionais, confira > www.apaixonadaporlivros.com <.

Nós estamos aqui para indicar e tornar público o nosso afeto e gratidão por essa pessoa que olha os nossos textos com muito mais que um olhar crítico. Olha com carinho e atenção. Entendendo aonde desejamos chegar e dando-nos apoio nesse longo caminho.

A dica está dada e tenho uma ótima notícia:
Dependendo dos comentários neste post, colocarei uma promoção INÉDITA no ar. Afinal, onde já se viu sortear uma revisão de texto feita por uma Beta?
Pois é... Mas vai depender dos comentários, ok?
Mãos à obra!

P.S: Decidi deixar a primeira frase em destaque para que todos percebam que os erros foram de PROPÓSITO, tá? rs #DeusMeLivre =D

>> Últimos dias para o término da Promoção Minha Capa Pela Wiicked Live. Participe! <<
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

Renato Klisman disse...

eu queroooooooooooo!
Meu livro já está no skoob!
Tomara que eu nem precise de promo!
shsahsauhsa
http://skoob.com.br/livro/152131

Adriana Brazil disse...

A Marcia é uma pessoa incrível! Para os amigos é a nossa Marcinha =) Uma pessoa linda que conheci ano passado e que abriu as portas para que meu livro entrasse na blogosfera literária!
Não sabia que ela era Beta até um tempo atrás, quando ela começou a sinalizar alguns erros nos meus livros da Série(que ainda não foi publicado) são coisas que vc lê e passa despercebido!
Deixa eu parar por aqui, senão vou criar uma outra postagem somente de elogios e carinho por ela!
Marcinha é demais!
Ficou muito show a postagem parceira! Adorei Nanda!
Bjus meninas

Márcia Paiva. disse...

A Marcia é realmente incrível e nem preciso dizer o quanto foi paciente e muito prestativa ao revisar meu livro. Só tenho elogios a ela. Fez um excelente trabalho. Adoro vcs meninas e Marcia Sucesso e muita sorte.

Rafa disse...

Ah q legaaal, show msmooo!!! Qdo eu precisar de uma Beta jah irei entrar em contato! Vlw a dica aí Nanda!
bjosssssssssssss

αmαndα ツ disse...

Gostei muito da dica! Quando for publicar meu livrinhos, vou pedir ajuda à ela! (:
Participando! *-*

Rafael disse...

Olá, meninas.
Descobri que fui Beta Reader de Camundo - O Desenho E A Sombra, do Nanuka Andrade. rsrs
É algo que se faz mais pelo prazer, né.
Gostei muito do post (cheguei pelo blog da Márcia).
Muito legal saber sobre essa paixão, a de ler.

Beijos
@rafaschiabel
http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

Ahtange Ferreira disse...

Mais uma doce surpresa, ela é mesmo um anjo, para mim tem sido uma fada madrinha.
Paciente, carinhosa e com um coração enorme.
Márcia em tão pouco tempo você conquistou meu carinho e respeito.
Nanda, lindo post parabéns!!!

Larissa Zegur disse...

Olá, sou Leonardo Zegur. Acho bacana falar sobre Beta Reader, mas que tal abordar orçamento de Beta Reader, já que como escritor tenho curiosidade sobre quanto este serviço custa. (gregos_e_troianos@hotmail.com)

Nanda Meireles disse...

Olá, Léo.

Bem, o orçamento é bem variável. Depende da quantidade de páginas e da maturidade da escrita do autor. Só mesmo falando com a beta e deixando seu material para uma avaliação para se ter um orçamento correto.

Bjs

Postar um comentário

Não saia sem comentar =)