quinta-feira, 7 de julho de 2011

Entrevista com Simone Basílio

Olá Pessoal!

A convidada de hoje é uma das parceiras do blog, uma revisora muito talentosa. Simone Basílio mora no Rio de Janeiro, algumas de suas áreas de especialização são: revisão, copidesque, transcrição, entre outras.

O trabalho de um revisor é fundamental para nós escritores. Confira esta importante entrevista.

Tudo para o Escritor: Olá, Simone. Estamos felizes por recebê-la aqui no blog “Tudo para o Escritor”. Fale-nos um pouco sobre você. Quem é a profissional Simone Basilio?

Olá, pessoal! Antes de tudo, quero agradecer pela oportunidade de falar um pouco sobre o meu trabalho, pela divulgação do mesmo, e parabenizá-las pela iniciativa. O blog é excelente e já me serve como referência quando algum escritor me pede informações mais específicas sobre a arte da Escrita. Aqui só tem fera!
Eu trabalho com Comunicação em geral há cerca de 15 anos. Já prestei serviços para ONGs e agências de publicidade, como Redatora de Conteúdo e de Publicidade, além de Revisora de Textos e Copidesque. Atualmente, sou autônoma e tenho maior foco em Revisão, o que me dá bastante satisfação.

TPE: Por que optou por essa profissão?

Na verdade, foi a Revisão que me escolheu. Eu sempre gostei muito de ler e escrever. Como consequência disso, obtive respaldo para redigir bem e este meu talento foi reconhecido pelas pessoas, que começaram a me pedir “consultorias” na hora de comporem seus textos. Daí a me apaixonar por esse tipo de ajuda e fazer dela uma profissão, foi um pulo. Estudei Revisão e Copidesque mais a fundo e descobri o quanto são fascinantes. Sempre fico muito feliz quando estou executando um trabalho.

TPE: No seu site pessoal, observamos a sua paixão pela leitura. Onde ela começou? Houve influência de autores?

Bem, minha maior incentivadora sempre foi minha mãe, Dona Maria Teresa Basílio. Ela gostava muito de fazer “Palavras Cruzadas” e me ensinou a gostar disso também. Desde criança, o significado, a etimologia e o poder das palavras muito me atraem.
Em relação a autores, não posso deixar de citar Machado de Assis. A construção de suas frases, as “tiradas” dele são sensacionais!

TPE: Creio que uma revisora possui uma ampla visão sobre livros. Como você vê o mercado literário hoje no Brasil?

Penso que é necessário um maior investimento do Governo em Educação. As crianças precisam aprender a gostar de ler, e os professores carecem de melhores condições de trabalho para conseguirem cumprir sua tarefa de fomentar esse gosto. Juntando isso a preços de livros mais atraentes e à abertura de novas oportunidades para novos escritores, o mercado só apresentará melhoras. Porque talento não nos falta!

TPE: Há uma nova safra de novos talentos nacionais surgindo no mercado, porém esbarramos na dificuldade de sermos aceitos por uma editora. Como revisora, quais os principais pontos negativos, que “condenam” uma obra a não ser aceita? Ou como apresentar um texto atrativo para as editoras?

Não posso afirmar nada em nome de uma ou outra editora, mas entendo que um bom argumento, com uma boa apresentação (leia-se um texto bem escrito), já é um grande passo.



TPE: Teria algum conselho precioso para nós, autores?

Você, escritor, deve escrever sempre. Não desista de materializar suas ideias. E aprimore sua escrita, buscando sempre um estilo próprio, limpo, original. E, ainda que escreva influenciado por algum autor, nunca se esqueça de que o que já é bom, pode sempre melhorar! Boa sorte, e sucesso!

Agradecemos sua participação especial no Tudo para o Escritor, Simone!
Se você deseja contato com a nossa entrevistada, visite sua página na web e adquira mais informações: Simone Basílio.

Até a próxima!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Lilo disse...

Gostei bastante da entrevista e dos toques que ela dá no final! Parabéns pelo blog e pela a iniciativa!
Abraços
Lilo
Redenção

Natalia Smirnova disse...

Olá, belíssimo texto e entrevista. Parabéns. Estou encantada pela forma com a qual escreve.
Eu agora estou em um projeto de blog-book online chamado “Illegitimate” e está indo muito bem ate agora. Estou apenas no sexto capítulo e com ótimas críticas. De uma olhadinha quando tiver um tempo. Te vejo por lá.
http://pagesoferasedtext.blogspot.com/

Postar um comentário

Não saia sem comentar =)